quarta-feira

Embondeiros
Aproximadamente na a zona norte de são Tomé podem se encontra varias espécies de arvores, cujo o seu nome é embondeiro.Estas árvores são conhecidas pela sua velhice e não é caso para menos, afinal elas estão no planeta praticamente desde o princípio da sua existência.É desnecessário se dizer que a vida tal como nós a pensamos seria impossível sem elas. Mas também existem outras árvores, muito especiais neste mundo. Árvores que alguns afirmam terem milhares de anos de existência.Os cientistas dizem que não conseguem fazer uma avaliação da sua idade, o que torna tudo ainda mais misterioso.
Óleo de palma
 
Este azeite é muito popular na cidade de São Tomé, também pode-se chamar por “ azeite-de-dendê”.Este azeite é produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como Dendezeiro ou “andim”.Necessária na maior parte dos pratos como calulu, feijoada de peixe, muamba de galinha e outros pratos tradicionais da terra. Além do uso culinário, o azeite-de-dendê pode também substituir o óleo diesel, embora seja muito mais caro, sendo ainda mais rico em vitamina A.As antigas produções do óleo da palma ficam na Ribeira Peixe, rumo a sul da ilha.O processo de produção do azeite pode ser artesanal ou não. Este processo pode levar horas, já que o fruto de cor castanha é muito dura.

Pimenta em são tomé
Pimenta é um nome comum de várias plantas, seus frutos tem normalmente um sabor picante. Em São Tomé há vários tipos de pimenta, com por exemplo pimenta preta e branca. Na maior parte do prato de são Tomé é sempre acompanhado com pimenta e malagueta.

 

Postar um comentário