sexta-feira


Rumo ao sul
A maioria dos viajantes chega com urgência de sul. É o chamamento do Equador, que atravessa este território, ou a fama das praias de areia dourada protegidas pela vegetação (e pelos deuses). Ninguém sabe ou todos o confirmam, pois não há como resistir ao apelo. Mas tem de estar preparado. Em São Tomé tudo é virgem e a juventude de um país com 33 anos não lhe permitiu a maturidade de abandonar o egoísmo e a corrupção. Os financiamentos a fundo perdido não têm faltado, mas há sempre outras prioridades que não a das gentes. As estradas, ou a única estrada, que afinal nem chega a percorrer todos os 150 quilómetros de costa da maior das duas ilhas que constituem o arquipélago (e a única visitada nesta história – o Príncipe ficou na agenda de um namoro futuro) dificilmente pode ser apelidada de principal. Obriga sempre à utilização de um todo-o-terreno e de rins e estômago bem treinados para encarar com descontracção os obstáculos, na maioria das vezes apenas buracos no alcatrão, ou a falta dele. Se nesta altura estiver a torcer o nariz, faça o favor de recomeçar a ler e recordar que aqui se vive “leve, leve”. A recompensa aguarda os espíritos aberto.

Feriado Nacionais
4 Janeiro - Dia do Rei Amador
10 Janeiro - Festa de Santo Isidoro (Paróquia da Ribeira Afonso)
15 Janeiro - Festa de Santo Amaro (Paróquia de Santo Amaro)
17 Janeiro - Descoberta da Ilha do Príncipe
03 Fevereiro - Dia dos Mártires da Liberdade
24 Março - Festa de Nossa Senhora da Graça (Paróquia da Sé)
29 Abril - Festa da Autonomia (Ilha do Príncipe)
13 Maio - Festa de Nossa Senhora de Fátima (Igreja de Bom-Bom)
26 Maio - Festa da Santíssima Trindade ou Deus Pai (Paróquia da Trindade)
13 Junho - Festa de Santo António (Ilha do Príncipe)
12 Julho - Festa da Independência
22 Julho – Festa de Santa Maria Madalena
3º Domingo de Agosto - Festa de Nossa Senhora Peregrina
5 Agosto - Festa de Nossa Senhora das Neves
15 Agosto - Festa de São Lourenço e Auto de Floripes (Ilha do Príncipe)
6 Setembro - Dia dos Heróis Nacionais
1° Domingo de Setembro - Festa de Nossa Senhora de Nazaré
2° Domingo de Setembro - Festa de Nossa Senhora de Madre de Deus
4° Domingo de Setembro - Festa de Nossa Senhora de Bom Despacho
30 Setembro - Dia da Nacionalização das roças
1° Domingo de Outubro - Festa de Nossa Senhora de Guadalupe
21 Dezembro - Dia do Poder Popular / Dia da Descoberta da Ilha de São Tomé * ou no Domingo a seguir.                     


 Lagoa Azul 

Um olhar trasparente. 



São tomé:
A Cidade de S. Tomé localiza-se na margem nordeste da ilha de S. Tomé, começou a ser construída em 1485 quando os portugueses liderados por Álvaro Caminha ali se instalaram no intuito de explorar a cultura da cana-de-açúcar.
São Tomé conta-se entre as mais pequenas capitais a nível mundial pela sua dimensão física e populacional. Cerca de um terço da população, 56.000 habitantes vive na capital.
Tal como nos restantes aglomerados, São Tomé conserva muito da arquitectura colonial, com edifícios muito antigos alguns datam do século 16 como se verifica com o forte de São Sebastião, actual museu nacional. O centro da cidade, onde se desenrolam as principais actividades comerciais é composto de pequenas ruelas algumas das quais muito movimentadas durante o dia dificultando a circulação rodoviária.
São Tomé é também uma cidade verde e agradável, sobretudo na sua zona costeira, a baia de Ana Chaves de onde facilmente se observa ao longe no oceano os ilhéus das cabras. As principais artérias encontram-se alinhadas com árvores de sombra conferindo um ambiente agradável a cidade.