quinta-feira

FORA DOS GUIAS OFICIAIS


COMO CHEGAR ?

O modo mais fácil de chegar é de avião, com partidas regulares de Lisboa via TAP ou Air STP.  É necessário visto, que se obtém na Embaixada de São Tomé e Príncipe em Lisboa, (Av. 5 de Outubro), tem um custo de 20,00 € e demora duas semanas a ficar pronto.  À saída de São Tomé pagam-se ainda taxas aeroportuárias no valor de 18,00 €.  já não é necessário ter a vacina da febre amarela, a não ser que já viajou para outros países de África,












FORA DOS GUIAS OFICIAIS

Cada recanto em São Tomé tem magia para sentir e descobrir. Os encantos naturais, sobretudo no Sul da ilha, superam todas as expectativas. Ir dançar a uma discoteca santomense pode ser uma experiência única para quem desconhece esta realidade. Recomendo sobretudo o Asas de Avião, a Africana e o DJ Cabelo.

VISITAR ?
O espírito Leve Leve impera nas atracções turísticas de São Tomé. Por esse motivo convém confirmar com antecedência quando se pode visitar o quê, passando por lá previamente se for na cidade ou telefonando o Guia Luís Noronha o conhecedor dos alugueres. 

Ao fim de semana é difícil encontrar o que quer que seja (em termos de atracções) aberto. Recomendo a visita ao Museu de São Tomé (2 Euros com visita guiada por um local), a visita à CACAU (Casa das Artes Criação Ambientes e Utupias www.gnturismostp.net , visita à fábrica de chocolates Cláudio Corallo, visita ao Jardim Botânico (4km de estrada de pedras bastante dura de se fazer), Museu do Café em Monte Café, Roça de São João e Roça de Diogo Vaz, Ilhéu das Rolas e o Marco do Equador. 
Quanto a praias, cascatas e atracções naturais, o Luís tem esse privilegio de lhes mostra a ilha.


~









ONDE DORMIR ?


Na alternativa “hotel” podem-se considerar (entre outros) a Residencial Avenida, o Hotel Miramar (que pertence ao Grupo Pestana), e o Club Pestana Resort. Em Santana, perto da cidade de São Tomé, há ainda o Club Santana que pode ser igualmente uma boa alternativa. 
No Sul da ilha, na praia Inhame, (praia virgem e protegida para as Tartarugas), existe o Inhame Eco Lodge. É um alojamento muito interessante, em bungalows espaçosos, bem construídos e com alguma qualidade. É um local muito interessante para os amantes da natureza, pois está inserido no meio de uma praia virgem. Será igualmente um lugar idílico para os apaixonados, uma vez que a partir das 17:30 quando anoitece, pouco mais haverá para fazer que não seja o amor!... 

Em Angolares poderão ficar na Roça de São João
















ONDE COMER ?

Por motivos óbvios o peixe é a refeição de eleição em São Tomé. O peixe é sempre fresco, e quase que se pode afirmar que sai do mar directamente para o nosso prato. Os restaurantes são muitos, e os preços são quase uniformes podendo-se comer uma bela refeição de peixe, acompanhado por arroz e banana frita, que consoante o peixe e o restaurante escolhido poderá variar entre os 5 e os 8 Euros. Uma cerveja custa aproximadamente 1 Euro. Existem igualmente pratos de carne, sendo os pratos mais populares confeccionados com frango ou porco.

Na cidade de São Tomé recomendo a Petisqueira Ple Museu, o Restaurante Asas de Avião, Restaurante Filomar, Restaurante B24, Restaurante Sabor da Ilha, (estes dois últimos no Parque Popular). No restaurante Papa Figo, existem para além dos pratos de peixe e carne, hamburgers e pizzas para os mais “esquisitos”.
Um dos locais para jantar uma noite é a Dona Tete, que é o jardim de uma casa particular onde se come peixe grelhado do melhor



Postar um comentário